Quando há ausência ou insuficiência de enzimas envolvias na digestão, configura-se uma intolerância (a lactose é uma das mais comuns), que pode causar dores abdominais, diarréia e gases.
Alergia por sua vez, é uma reação do sistema imunológico. Anticorpos atacam as proteínas quando são ingeridas.
As causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que tem relação com o fato de haver uma oferta muito grande de produtos industrializados, que contém substâncias que podem incomodar o organismo.
Em crianças menores pode até ocorrer perda de sangue nas fezes, anemia e retardo no crescimento. Em todas as pessoas, são comuns as reações na pele como coceira e urticária, e no aparelho digestivo como dores abdominais, vômito e diarréia, além de alterações na respiração, como rouquidão, chiado no peito e tosse. Mais raramente, podem aparecer até reações anafiláticas.
“Permanecer ingerindo alimentos não tolerados pode levar a continuidade e até agravamento dos sintomas, desidratação, diminuição da absorção de nutrientes que pode resultar em anemia, osteoporose e desnutrição”, diz a endocrinologista Dra Mônica de Castilhos. “É importante, porém, repor os nutrientes do alimento em privação. O cálcio que deixa de ser ingerido com o leite, por exemplo, pode ser encontrado nos vegeteis verde-escuros, como o brócolis e o espinafre, e na sardinha, no gergelim, na aveia, no leite de soja e na linhaça, entre outros”, finaliza.
Campeões da INTOLERÂNCIA:
- Glúten
- Lactose
- Frutos do mar
- Corantes
- Conservantes
- Intensificadores do sabor
Campeões da ALERGIA:
- Laticínios
- Trigo
- Soja
- Nozes
- Aveia
- Amendoim
- Ovo
- Frutas cítricas
Artigo retirado da revista Vida é UNIMED. Ano 10 - N° 21-2014
Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
PROSSEGUIR