voltar para notícias

Teste de intolerância a lactose - GENÉTICA

Quarta-Feira, 13 de janeiro de 2016

A lactase é a enzima da mucosa intestinal responsável pela hidrólise da lactose nos seus constituintes absorvíveis, glicose e galactose. Porém, na vida adulta, essa enzima pode não ser mais sintetizada, principalmente em descendentes de origem europeia.

A principal variante genética, a mutação C/T -13910 localizada no promotor do gene da lactase, faz com que o gene permaneça ativo mesmo após a suspensão da lactação. Assim, os portadores desta variante são tolerantes à lactose devido à persistência da produção da enzima que a degrada. Após a suspensão da lactação, os indivíduos que não produzem a enzima lactase, são intolerantes a lactose e apresentam sintomas, principalmente intestinais, quando ingerem leite ou outros produtos que contenham lactose. O teste genético para tolerância à lactose tem como objetivo o auxílio diagnóstico da hipolactasia primária e apresenta uma alta correlação com as provas funcionais, ou seja, os portadores do genótipo CC, genótipo associado a não persistência de lactase, tendem a apresentar provas funcionais alteradas.

Conforme o nível da persistência ou não da atividade enzimática da lactase, o individuo pode desenvolver algum grau de intolerância a lactose.

Ainda não há cobertura de planos de saúde para esse exame. O mesmo deve ser realizado particular. Entre em contato com o laboratório Regis Noal para maiores informações.

A realização do teste não necessita de jejum prévio.

O teste tem um tempo de realização de 20 dias úteis.

Fontes: DB – medicina Diagnóstica e Instituto Hermes Pardini 

Atendimento

Segunda a sexta:

07:00 às 11:45 e 13:00 às 18:00

Sábado:

07:00 às 11:00

Endereço

Avenida Presidente Kennedy, 211
Sala 104 - Edifício Vitória
Bairro Aurora - Carlos Barbosa-RS
Fone 54 3461-1120

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR